A responsabilidade social está cada vez mais presente nas organizações, tendo grande objetivo e peso no que elas verdadeiramente representam. Algumas empresas confundem responsabilidade social com filantropia, e pensam que é uma mera prestação de contas, mais vai além disso, nos dias de hoje as empresas sabem que não é só viabilizar lucros, pois estão inseridas no contexto social.
A questão de que as empresas devem ter uma postura correta perante a sociedade não é o suficiente para dizer que é uma responsabilidade social, a empresa deve ter uma mudança de atitude, ter perspectivas com base nos valores humanos. Mas o que é “ responsabilidade social?” Oded Grajew(2001), presidente do Instituto Ethos, uma das principais instituições responsáveis pela difusão do conceito de responsabilidade social na sociedade brasileira, define este conceito como:
“(...) a atitude ética da empresa em todas as suas atividades. Diz respeito às interações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade. Os preceitos da responsabilidade social podem balizar, inclusive, todas as atividades políticas empresariais.”
A responsabilidade social pode ser efetivada de várias formas, como empregar pessoas portadoras de necessidades especiais, ser amiga do meio ambiente reciclando papéis, não poluindo etc. Ela sendo aplicada de maneira correta traz vários benefícios para a empresa, como por exemplo, a isenção de alguns impostos, e é importante ressaltar que os consumidores passam a valorizar esses tipos de comportamentos, que é através deles que a empresa terá um diferencial competitivo, pois ela terá uma sustentabilidade em longo prazo. Como base no que já lemos podemos afirmar que a responsabilidade social envolve muito mais pessoas que imaginamos e fazemos votos de que a empresa do mundo inteiro visualizem essa forma de ajudar e se ajudarem, pois estas atitudes valorizam a empresa e ao mesmo tempo contribuem para a melhoria das condições sociais onde ela está inserida.
A seguir citaremos uma grande empresa que tem um grande compromisso consigo mesmo e com a sociedade, pois a responsabilidade social faz parte do seu contexto diário.
A MRV Engenharia tem consciência da importância de sua atuação como agente do progresso e da melhoria da qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo. Além de realizar ações sociais a empresa também disponibiliza sua estrutura empresarial e capacidade gerencial para desenvolver projetos planejados, como o do apoio a Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, incentivos ao esporte, programa de caça-talentos, dentre vários outros. A história dos investimentos da MRV Engenharia no desenvolvimento do esporte, fonte de saúde e entretenimento para sociedade, ultrapassou as barreiras do marketing esportivo e consolidou-se como incentivo e colaboração da empresa para o aperfeiçoamento do esporte nacional e a qualidade de vida da sociedade. Já foram realizadas parcerias com várias equipes, como a do Minas Tênis Clube, do Clube Atlético Mineiro, e do Clube de Regatas Vasco da Gama. O Apoio a outras diversas modalidades esportivas também é uma constante da empresa. Esta ação especial de aprendizagem tem o intuito de preparar e desenvolver jovens de baixa renda para o mercado de trabalho. A ASSPROM, parceria da MRV nesse projeto, oferece cursos teóricos ao aprendiz, que é a parte prática da aprendizagem é executada nas dependências da MRV.
Charlene Lívia da Silva Lira
Jonieder Gomes dos Santos
Mirian dos Anjos Costa
domingo, 28 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário